A tela armada em PVC é uma opção de revestimento muito utilizada nos dias de hoje. É utilizada na construção e reabilitação de piscinas (interiores e exteriores), devido à poupança na fase da construção (tempo e dinheiro), pela garantia de estanquicidade (de 10 a 15 anos); pela durabilidade que oferece (cerca de 25 anos) e também pelas vantagens estéticas, de conforto e poupança energética.
Trata-se de um revestimento composto por uma “rede” maleável em PVC revestida por duas “lâminas” também em PVC. As suas principais características são a capacidade de impermeabilização; elevada elasticidade; alta resistência a eventuais movimentações / aluimentos do terreno a mudanças bruscas de temperatura e até mesmo aos produtos químicos utilizados na água da piscina (apesar de poder sofrer ligeiro desgaste visual).
Devido à sua maleabilidade e ao facto de ser soldada (termo soldada ou vulcanizada) em obra, é possível a adaptação a qualquer tipo de piscina, quer ao nível de construção – em painéis de aço, madeira, betão armado, cofrado ou outros, quer ao nível de formato – adaptável a qualquer forma de piscina.
O método de aplicação da tela armada é também rápido e “limpo”, reduzindo assim, o tempo e resíduos de construção.
Outra característica da tela armada é a sua preparação prévia com tratamentos especiais contra a radiação UV e com substâncias antifúngicas, o que leva a uma redução nos químicos necessários para tratar a água.
Também assegura uma menor perda de calor devido às paredes / fundo da piscina, pelo que se consegue alcançar e manter uma temperatura de água mais elevada com um menor custo de energia para aquecimento do que qualquer outro revestimento tradicional (aproximadamente 5ºC).
Existe uma grande variedade de tipos (liso, antiderrapante, 3D) e cores de telas disponíveis para satisfazer a estética desejada.
Resumo de Vantagens:
- Revestimento confortável ao toque (macio), esteticamente agradável (variedade de cores e motivos disponíveis);
- Garantia de Impermeabilização e Estanquicidade da cuba da piscina (10 a 15 anos);
- Para todas as piscinas: interiores ou exteriores, de todos os formatos, públicas ou privadas, novas ou em renovação;
- Elevada durabilidade (pode chegar aos 25 anos);
- Evita o depósito de algas, fungos ou quaisquer outros microrganismos;
- Assegura uma temperatura de água mais elevada de que qualquer outro revestimento tradicional (aproximadamente 5ºC).
É necessário ter diversos cuidados com esta tela. Entre eles, apresentamos 4 exemplos de cuidados a ter:
- Ter cuidado com os objetos a cair no fundo da piscina de metal, ou que tenham uma peça metálica, pois o contacto da peça metálica com a tela poderá manchar a tela nessa zona, deixando marca.
- Não introduzir na piscina químicos sólidos diretamente, ou seja, fazer sempre a diluição das mesmas, antes de adicionar à água, pois pode danificar a tela.
- Não adicionar grandes quantidades de sal na mesma zona da piscina, pois pode causar danos na tela, como enrugar a tela, para isto deverá distribuir o sal na piscina de forma uniforme.
- Ter em atenção o equilíbrio químico da água, como por exemplo, o valor de ferro na água, pois poderá causar manchas na tela.